Pacote de recursos - Competências de Liderança

Descrição

Um líder pode ser simplesmente definido como alguém que ' orienta, treina e dirige os outros para a realização de objetivos comuns, assumindo frequentemente um papel de liderança num grupo ou equipa. Desempenha, actua e comporta-se de uma forma que inspira os outros a seguir o seu exemplo. Esta definição alargada inclui papéis formais e informais, abrangendo líderes nomeados e aqueles que surgem naturalmente em resposta a eventos ou crises. As competências de liderança são necessárias para que o professor possa motivar os alunos a realizar tarefas, muitas vezes dentro de um determinado prazo.

Os alunos da Geração Z esperam um acesso rápido e fácil à informação, preferindo frequentemente fontes que ofereçam conteúdos em formatos breves e de fácil digestão. Tendo crescido numa era de avaliações dos utilizadores e de constante conetividade on-line, estão habituados a dar e receber feedback em tempo real e a aceder a avaliações de pares. Também é mais provável que venham de meios multiculturais. Alguns alunos da Geração Z chegam às salas de aula com vários rótulos, como TDAH, transtorno bipolar e diferentes condições do espetro do autismo. Os alunos da Geração Z parecem ter uma maior tendência para a recolha de informação "DIY" (orientada para a tarefa) e multicanal. Na era da informação empurrada e das "hiperligações", alguns investigadores notaram uma menor capacidade de formar ligações conceptuais e uma maior dificuldade em distinguir factos de opiniões online. A Geração Z também demonstrou uma maior tendência para a alternância de tarefas, mudando rapidamente de uma atividade, tarefa ou fonte de informação para outra.

Por conseguinte, os professores enfrentam a realidade de um vasto espetro de diferenças entre os seus alunos. Assim, as competências de liderança dos professores são muito procuradas para os motivar e trabalhar em conjunto para um objetivo comum - dominar uma disciplina, um ano de escolaridade ou uma escola.

A liderança engloba uma combinação de várias competências que funcionam em conjunto. Idealmente, os indivíduos tornam-se líderes devido à sua credibilidade e à vontade dos outros de os seguirem.  As competências-chave que contribuem para uma liderança efectiva incluem:

  • Empatia
  • Competências de pensamento reflexivo
  • Competências de liderança inclusiva
  • Mentoria
  • Motivação inspiradora
  • Competências de negociação
  • Competências de delegação

Características dos professores da Geração Z

Os professores da Geração Z podem pertencer aos Baby Boomers, à Geração X e aos Millennials . Estas três gerações partilham as seguintes características comuns:

  • Adaptabilidade e flexibilidade: Assistiram a grandes avanços tecnológicos e a mudanças no local de trabalho, como o advento da Internet. Este facto tornou-os adaptáveis e tecnologicamente versáteis.
  • Diversidade cultural e social: Cresceram em tempos de movimentos pelos direitos civis e pela igualdade, o que os tornou geralmente mais sensíveis e recetivos à diversidade e à inclusão. Valorizam a participação nas suas comunidades, o que reflete o seu desejo de contribuir para o bem-estar coletivo e deixar um legado positivo.
  • Lacuna digital: Embora sejam adeptos da tecnologia, existe ainda uma diferença significativa em relação às gerações mais jovens no que diz respeito à facilidade e naturalidade com que utilizam as tecnologias recentes.

Importância das competências de liderança para os professores da Geração Z

É fundamental ser um bom líder entre os alunos da Geração Z. Os alunos da Geração Z são muitas vezes óptimos em tecnologia, mas, por outro lado, têm falta de relações ou de cooperação. Um professor com boas capacidades de liderança pode dar aos alunos a quantidade certa de mentoria e orientação e pode ajudá-los a encontrar uma forma de trabalharem em conjunto e atingirem objetivos. O professor pode dar-lhes feedback, mas também aprender alguma coisa com eles (por exemplo, na área da tecnologia), o que criará confiança e validará as suas opiniões e pensamentos. Como bom líder, tem de estar ciente de que existe uma vasta investigação sobre as competências da Geração Z, mas as generalizações e os estereótipos sobre eles, na sua maioria verdadeiros, não são necessariamente verdadeiros para todos eles, pelo que as competências de reflexão podem ajudá-lo a ser aberto, capaz de mudar de abordagem e de ser empático.